📌Deserto do Atacama - PARTE II (Passeios e Curiosidades)
- Fiz check in
- 22 de jun. de 2018
- 9 min de leitura
Atualizado: 19 de dez. de 2018
Como organizar essa viagem já foi postada aqui no site, agora vamos falar detalhadamente sobre os passeios. Lembrando que o Deserto do Atacama é localizado no Chile e é considerado o deserto mais árido do mundo. É um ótimo destino para quem viagem sozinho, pois todos os passeios são feitos em grupo e a cidade é pequena!

É recomendável ficar pelo menos 1 dia na cidade para se acostumar com a altitude ou começar pelos passeios mais baixos e deixar os mais altos para o final; pois a cidade San Pedro do Atacama está a 2.400 acima do mar e os passeios são mais altos ainda! Alguns passam mal mas vai de organismo para organismo e para isso existe a folha de coca para mascar e tomar chá, justamente para a tontura e falta de ar. Eu mesmo senti em uns 3 pontos dos passeios apenas.
Valle de la Luna e Valle de la Muerte
O primeiro passeio foi o Valle de la Muerte que fiz a tarde, por volta das 16 horas para poder pegar o pôr do sol no deserto. Para chegar até nós passamos por uma caverna um tanto desconfortável, aconselho a levar pelo menos 1L de água por pessoa e uma mochila leve, na caverna é muito ruim passar com mochila pesada ou grande.

A próxima foto é a vista após subir a caverna, paramos aqui uns 10 minutos para tirar foto, esse lugar é dos cartões portais da Cidade e fica apenas 4km da cidade San Pedro de Atacama, nessa foto não aparece, mas da para ver o Vulcão Lincancabur.
Perguntei: porque o nome Valle de la Muerte ? Ouvi "N" histórias sobre esse nome, uma delas é que várias pessoas já cometeram suicido no local.
Na segunda parada do passeio fomos para um lugar bem alto onde a galera pratica Sandboard, a caminhadinha para chegar até lá é de mais ou menos 1km e por estar no deserto qualquer caminhadinha se torna cansativa. Por isso, levem muita água!

DICA: Se você usa óculos de grau LEVE pois a caverna é escura não da para usar óculos de sol e quando eu estava na caverna teve um ventinho, foi lindo aquela areia toda no meu olho hahaha
Não deixe de levar óculos de sol.
É importante ir com roupa leve para caminha e levar uma blusa de frio, conforme for escurecendo a temperatura vai caindo e a noite no deserto É MUITO FRIA.
Depois seguimos para o Valle de la Luna para ver o pôr do sol, que acredito que seja um dos melhores lugares para ver o pôr do sol no Atacama.
O tour foi das 16:00 as 20:00.

Informações sobre o Tour
Inclui: Guia, Transporte.
Ponto de encontro: Na agência.
Taxas de entradas: 3.000 pesos chilenos. Altitude: 2.250 metros.
Tour Astronômico
No mesmo dia fizemos o Tour astronômico, esse tour é um dos mais famosos do Atacama pois o céu é considerado um dos mais lindos e estrelados DO MUNDO, primeiro temos uma aula sobre conceitos básicos de astronomia para que conseguíssemos identificar o que estávamos vendo. Foi possível ver Júpiter, a estrela Sirius, as 3 Marias fora as estrelas cadentes que foram de tirar o fôlego.

No observatório foram posicionados 5 telescópios com vista diferentes, depois alteram as posições deles, ou seja, deu para ver nitidamente 10 pedacinhos incríveis do espaço, são apagadas todas as luzes para que seja melhore a nossa visão, a impressão que eu tive é que quando as luzes se apagam o céu acende são muitas estrelas é realmente fascinante. Nos dividimos em 5 grupos e cada grupo tinha direito a uma foto coletiva, mas você pagar 3 mil pesos por uma foto individual que depois você recebe ela por e-mail, em seguida tomamos um chocolate quente enquanto o guia explicava sobre os projetos que são feitos no Atacama, como o Atacama é muito seco dá para ver com muito mais nitidez o espaço do que em muitos lugares do mundo, está sendo construído atualmente o maior telescópio do mundo no Atacama que ficara pronto em 2021, hoje o Atacam possui alguns projetos astronômicos que você agendar uma visita gratuitamente mas já adianto que a fila é de meses.
Dica: Vá muito, mas muito bem agasalhado com luvas, cachecol, touca pois é muito frio o observatório.

Informações sobre o Tour
Inclui: Coffee break, Foto, Guia, Telescópios profissionais, Transporte.
Ponto de encontro: Na agência.
Altitude: 2.500 metros.
Lagunas Escondidas de Baltinache
Sabe aquelas miragens que a gente vê em desenho animado quando passam por um lugar deserto? As lagunas são quase isso só que elas são reais e muito salgadas! Elas ficam a aproximadamente 60 Km de San Pedro, são um conjunto de lagunas salgadas com apenas duas apropriadas para banho, que foram criadas devido a perfurações do solo para extração de lítio, devido á alta concentração de sal que há nas Lagunas é impossível afundar nelas, ao entrar automaticamente você flutua, então se você não sabe nadar fique tranquilo só é preciso relaxar.

A van para do lado da primeira Laguna que é menor, quando eu cheguei estava vazia e todos estavam indo para a outra que fica a aproximadamente 1km, a segunda é bem maior, mas quando cheguei estava lotada então voltei para primeira.
Se você pretende ir visitar a segunda Laguna para banho não deixe de levar um tênis o caminho é coberto por sal e você pode acabar se cortando.



Visitei a segunda Laguna e rapidamente voltei para a primeira que estava vazia deu para curtir bastante e tirar várias fotos, uma coisa que eu não sabia é que tem duchas para tirar o sal, fica aproximadamente 500m da primeira laguna.



DICA: De forma alguma mergulhe sua cabeça na Laguna, sua pele vai ficar com muito sal e vai acabar irritando os seus olhos, só pela quantidade de sal que tem na Laguna eu acabei cortando a axila e tive alguns cortinhos no pé então cuidado.
Informações sobre o Tour
Inclui: Guia, Lanche, Transporte compartilhado
Taxas de entradas: 5.000 pesos chilenos
Ponto de encontro: Na agência. Altitude: 2.500 metros
Laguna Cejar
A Laguna Cejar fica a aproximadamente 25 Km de San Pedro, essa Laguna é bem grande, sinceramente se fosse para escolher entre as de sal e essa eu escolheria essa, da mesma forma que a outra também tem chuveiro e banheiro mas achei mais gostoso para ficar e curtir um sol.
DICA: Escolha ir para Lagunas sempre no período da tarde que o sol é mais forte (elas são muito geladas).


Depois de curti a tarde na Lagunas fomos tomar nosso café e assistir o pôr do sol na Laguna Tebinquiche, foi o segundo lugar que eu mais gostei de ver o pôr do sol, tinham várias vans estacionadas montando a mesa do café no meio do nada literalmente!

Informações sobre o Tour
Inclui: Guia, Lanche, Transporte compartilhado
Taxas de entradas: 17.000 pesos chilenos
Ponto de encontro: Na agência
Altitude: 2.450 metros
Lagunas Altiplânicas Full Day
Esse passeio começou bem cedo as 7:00 hora, a primeira parada demorou certa 1 hora e meia, paramos na frente de uma laguna cheia de flamingos para tomar nosso café da manhã. Na foto não dá para ver muito bem, nas agências parece que os flamingos ficam super perto, mas não foi bem assim...
Esse é o destino o qual as pessoas tiram a foto no sozinho no meio da estrada, é só procurar as fotos do Atacama que você vai ver várias dessas!


Seguimos rumo as Lagunas Altiplânicas Miscanti e Miñiques, sabe aquelas paisagem de papel de parede que parece que não existe ? É exatamente assim.

Ficamos um bom tempo tirando fotos e aproveitando a paisagem, o guia explicou como que essa paisagem se formou ao longo dos anos, mas eu não entendi muito bem para poder passar para você mas sei que ficou linda! Hahaha
Nesse passeio encontramos uma pequena raposa e um roedor chamado Viscacha.




Na volta paramos em um restaurante para o almoço de entrada eles servem sopa, eu comi a sopa e depois não consegui comer mais nada fiquei com uma sensação ruim, depois descobri que com a altitude isso pode acontecer de você comer e passar mal ou sentir falta de ar. Esse foi o único lugar que eu passei mal por conta da altitude.


Informações sobre o Tour
Inclui: Almoço, Café da manhã, Guia, Transporte.
Taxas de entradas: 8.500 pesos chilenos.
Ponto de encontro: Hotel.
Altitude: 4.200 metros.
Geysers del Tatio
Com toda certeza esse foi o passeio mais difícil que fiz, acordamos as 5:00 e estava apenas - 6°C eu não tinha noção desse frio até estar lá, é um frio que dói sabe?
Esse é o terceiro maior campo de gêiseres do mundo e maior do hemisfério sul, o Geysers ocorre quando uma corrente de água entra em contato com uma rocha vulcânica quente, a rocha superaquece a água fazendo com que ocorram as explosões que nem sempre ocorrem dentro de um intervalo "fixo" então é necessário tomar cuidado, assim que chegamos o guia nos orientou a não passar pelos círculos de pedras, ao ultrapassar corremos o risco de nos queimar ou até mesmo morrer.


Do lado dos Geysers tem uma piscina termal a temperatura chega a mais ou menos 30°C e só pode ficar 15 minutos dentro dela, eu não tive coragem de entrar e os brasileiros que estavam lá apenas um se arriscou a entrar, eu não consegui me

imaginar de biquíni com -6°C. O nosso café da manhã foi servido no Geysers mesmo. Após o café da manhã passamos pequeno povoado de Machuca que possui uma bela paisagem e com o binóculo do guia conseguimos ver várias aves, ele leva até um livro para explicar a espécie de cada ave que vimos.



Paramos para comprar lembrancinhas e encontramos umas lhamas para alimentar, no mesmo lugar vendia uns gelados que eu não aconselho muito comprar.
Informações sobre o Tour
Inclui: Café da manhã, Guia, Transporte compartilhado.
Taxas de entradas: 10.000 pesos chilenos.
Ponto de encontro: Hotel.
Altitude: 4.320 metros.
Sandboard
O Sandboard é feito em uma grande duna no Valle de la Muerte, você tem a opção de ir de manhã umas 9:00 horas ou a tarde as 16:00 horas, nós escolhemos ir a tarde para ver o pôr do sol, porém não aconselho fazer a tarde pois é bem quente e o esporte exige muito esforço físico.

Assim que chegamos o guia explicou como fazer o uso do material que aliás é bem pesado principalmente a bota, a duna tem aproximadamente 120 metros de altura. Na parte de cima da duna o guia ele deu uma pequena aula de como descer e umas dicas para não comer areia. Gostei muito do passeio mas se você não tem um ÓTIMO condicionamento físico sinto lhe informa que não valerá a pena.
Não deixe de levar pelo menos 1,5L de água por pessoa.


Informações sobre o Tour
Inclui: Guia, Transporte, Equipamentos: capacete e prancha.
Taxas de entradas: 3.000 pesos chilenos.
Ponto de encontro: Agência.
Altitude: 2.250 metros.
SALAR DE TARA
O Salar é um passeio para o dia inteiro, fica a aproximadamente 140 quilômetros de San Pedro fica perto das fronteiras com a Argentina e Bolívia, no caminho vamos fazendo várias paradas para tirar fotos, aconselho que você vá bem agasalhado pois nessa região venta muito. Esse é um dos passeios mais altos que fizemos e um dos mais bonitos também.
Toda essa paisagem foi formada por erupções dos vulcânicas a segunda foto foi tirada no Monjes de la Pakana se você olhar bem a pedra parece um rosto de um índio de lado ela também ficou com esse formato por conta de uma erupção.



Juro para vocês que não foi tão fácil assim tirar essa foto com 3 pulos estávamos com falta de ar, chegamos aos paredões que são chamados de As Catedrais de Tara são realmente muito lindas e ainda almoçamos na frente desse cenário incrível.




DICA: leve lenços e sacola para lixo em boa parte do caminho o banheiro é só atrás da moita.
Informações sobre o Tour
Inclui: Almoço, Café da manhã, Guia, Transporte compartilhado
Ponto de encontro: Hotel.
Altitude: 4.900 metros.
TERMAS DE PURITAMA
As termas de Puritama fica cerca de 30km de San Pedro do Atacama, e é como se fosse uma cachoeira de água quente com temperaturas de 25°C e 30°C, são 8 piscinas a cada queda a ela fica um pouco mais fria. Esse é um passeio que eu não vou deixar de fazer caso eu volte no Atacama.
A primeira piscina é a maior e a mais quente e a achei a mais bonita também porem é a mais cheia, assim que cheguei tirei uma foto nela antes de descer nas outras.



Tem algumas piscinas com quedas de água maiores, o lugar é super bem estruturado tem banheiros, armários. Se você tiver uma gopro ou aquelas capinhas de tirar foto de baixo da água LEVE a água é extremamente transparente suas fotos vão sair incríveis (as minhas não saíram muito porque eu não sei hahahah).
O melhor de tudo é que essa água é quentinha, não dá vontade de sair nunca, bom na verdade essa é a parte difícil SAIR, por que conforme o dia vai passando a temperatura fora da água vai caindo então esqueça de levar um agasalho para quando for embora.




DICA: Tente ir no período da tarde que é mais quente e você vai curtir mais.
Informações sobre o Tour
Inclui: Transporte.
Ponto de encontro: Agência.
Altitude: 3.500 metros.
Taxas de entradas: 9.000 pesos chilenos (tardes de segunda a sexta) .
Valle del Arcoiris
O passeio Valle del Arcoiris parece na verdade uma aula de história, a cada ponto que paramos o guia vai nos contado como foi formado o lugar e um pouco sobre a cultura local, o que não muito falado nos outros passeios. A primeira parada foi a do café da manhã com a vista incrível da foto, aliás todos os cafés tanto da manhã quanta da tarde tem vista sensacionais em nenhum passeio os cafés deixaram a desejar!

Após o café seguimos para o Valle que é todo colorido; cada cor da paisagem tem uma história, todas as montanhas são cobertas de sal... É lindo demais!
No caminho para a próxima parada encontramos algumas lhamas bonitinhas e enfeitadas.
Na próxima parada vimos os desenhos dos viajantes que já viveram no local, nas pedras eles contam um pouco da história desenhando Lhamas gravidas, Lhamas com duas cabeças e o Deus que eles acreditavam, para que vocês tenham uma ideia esses desenhos tem 1400 A.C. Eu gostei muito do passeio mas se você tem poucos dias para ficar no deserto esse seria um que eu indico descartar, apesar de ter um conteúdo incrível eu acho que tem outros passeios que da para curtir mais!







Informações sobre o Tour
Inclui: Café da manhã, Guia, Transporte.
Ponto de encontro: Hotel.
Altitude: 3.200 metros.
Taxas de entradas: 3.000 pesos chilenos.
Komentáre